Estágio no 1º e no 2º Ciclos

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2023/2024

Código: MEMCN2002
Sigla: E12
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem
Semestre/Trimestre: Anual
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
MEMCN 28
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Ana Luísa da Piedade Melro Blazer Gaspar Costa
Sílvia Cristina dos Reis Ferreira
Corpo docente: Amélia Cristina Lourenço Rosa
Ana Luísa da Piedade Melro Blazer Gaspar Costa
Bianor Antónia da Cruz Valente
Cristina Maria da Silva Morais
Filipe Manuel Carapeto Fialho
Sílvia Cristina dos Reis Ferreira

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecer a gestão e organização das escolas do 1º e 2º CEB
Aprofundar, em contexto, o conhecimento dos documentos curriculares oficiais do 1º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal do 2ºCEB, perspetivando-os em articulação com as áreas curriculares não disciplinares.
Compreender a dinâmica das aulas e da escola em que realiza o estágio.
Compreender a especificidade do 1º e do 2ºCEB, identificando estratégias facilitadoras da transição;
Caracterizar, diferenciar e relacionar a monodocência e o ensino de disciplinas;
Conceber, concretizar e avaliar intervenções pedagógicas adequadas às turmas.
Compreender os modos de pensar e as dificuldades dos alunos e agir de forma adequada.
Problematizar, propor soluções e refletir sobre situações vivenciadas durante o estágio.
Desenvolver uma atitude investigativa e crítica face ao processo de ensino-aprendizagem.
Desenvolver um projeto de investigação sobre a sua prática.
Desenvolver autonomia e capacidade de colaboração com pares.

Conteúdos programáticos

A UC Estágio no 1º e 2º ciclos dá continuidade ao Estágio no 1º ciclo e desenvolve-se em articulação com as UC de Didática. Assim, baseia-se nosmesmos pressupostos e é norteada por princípios orientadores idênticos. Uma das diferenças é que o estágio ocorre quer no 1º ciclo (3º e 4º anos),em continuidade direta com o estágio anterior, quer no 2.º ciclo, nas disciplinas de Português e História e Geografia de Portugal. Os/as estudantesterão a possibilidade de concretizar uma intervenção que lhes permita recolher dados empíricos para realizarem um projeto de investigação sobre aprática, ou no 1º ou no 2º ciclo. Este projeto de investigação é apoiado pela UC Investigação e Prática Pedagógica e por um orientador.
Os conteúdos a abordar consubstanciam-se em torno dos seguintes temas gerais:
- Planificação, condução e avaliação da prática pedagógica em turmas do 1º e 2º ciclo.
- Análise e reflexão sobre a intervenção;
- Problematização da prática pedagógica numa perspetiva investigativa.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A UC Estágio no 1.º e no 2.º ciclos é um espaço privilegiado de intervenção, partilha, reflexão e análise de práticas, assumindo-se como suporte àconstrução de competências profissionais fundamentais ao exercício da profissão docente. Neste sentido surge, quer como um aprofundamento,quer como uma extensão do trabalho desenvolvido na UC Estágio no 1.º ciclo, para que os/as estudantes sejam progressivamente maiscompetentes nas várias áreas curriculares do 1.º ciclo. Além disso, espera-se que desenvolvam competências para o exercício da profissão deprofessor das áreas de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º ciclo.
Para que estas aprendizagens possam ocorrer, a sala de aula é o local privilegiado da ação do/a estudante e um contexto favorável aodesenvolvimento da capacidade de questionamento e problematização das práticas. A UC deve proporcionar uma reflexão retrospetiva e prospetivasobre o agir profissional que apoie e fomente o desenvolvimento do futuro professor.

Metodologias de ensino

Há alternância entre momentos de formação no 1.º e 2.º ciclos (estágio) e seminários semanais de acompanhamento, com o supervisor. O estágioorganiza-se em três momentos ao longo do ano letivo, com 7 semanas cada um: 2.º ciclo; 1.º ciclo; 2.º ciclo. O facto do primeiro estágio decorrer no2.º ciclo permitirá um contacto com o trabalho do professor e uma escolha informada sobre o ciclo de escolaridade em que se concretizará oprojeto de investigação.
Os/as estudantes são organizados em pares. Nas escolas do 1.º ciclo cada par trabalha numa turma do 3º ou 4º ano, apoiado pelo professorcooperante e pelo supervisor. No que se refere ao estágio do 2.º ciclo, cada par é apoiado pelos cooperantes das duas disciplinas e por doissupervisores. Os/as estudantes deverão planificar as aulas, concretizar essas aulas e refletir sobre elas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

trêsdimensões interligadas: (i) conhecimento do contexto de estágio; (ii) preparação e lecionação de aulas nas turmas de estágio e reflexão sobre asmesmas; (iii) conhecimento das características e modos de aprender dos alunos do 1.º ou do 2.º ciclo visando, nomeadamente o desenvolvimentode um projeto de investigação sobre a própria prática.
Procurar-se-á que na preparação das aulas os/as estudantes tenham por referência tanto as características das turmas de estágio, como oconhecimento didático relacionado com os conteúdos a ensinar. As reflexões deverão incidir no essencial da atividade desenvolvida durante osperíodos de prática e ser orientadas para a ação e seus significados num determinado contexto. Pretende-se que os/as estudantes não asconcebam como meras descrições do que aconteceu. Considera-se essencial o confronto com a prática, ou seja, a identificação do que aí seconsidera relevante ou problemático, a interpretação dessa prática, isto é, que princípios, razões ou motivos estão subjacentes à ação e ainda a sua problematização e reconstrução, mobilizando, nomeadamente o conhecimento didático.
A lecionação da UC é assegurada por equipa de supervisores que apoiarão os estudantes nas escolas onde ocorre o estágio e na ESE/IPS. Naformação em contexto, as/os estudantes beneficiam, ainda, do apoio dos professores cooperantes.
A organização dos estágios, ao longo do ano letivo, proporciona aos/às estudantes a possibilidade de realizarem o relatório da componente deinvestigação da prática de ensino supervisionado no contexto do 1.º ou do 2.º ciclos do ensino básico. Para isso, contarão com o apoio da UCInvestigação e Prática Pedagógica e de um orientador de projeto escolhido em função da temática a trabalhar.

Metodologia e provas de avaliação

Avaliação: Intervenção na prática pedagógica (planificações, desempenho e reflexão) (50%); Relatório do Projeto de Investigação e respetivadiscussão (50%).

Bibliografia

Perrenoud, P. (2001). Porquê construir competências a partir da escola? Asa.
Pinto J. & Santos, L. (2006). Modelos de avaliação das aprendizagens. Univ. Aberta
Roldão, M. C. (2009). Estratégias de ensino. O saber e o agir do professor. Fund. Manuel Leão.
Roldão, M. C. (2003). Gestão do currículo e avaliação de competências. Editorial Presença.
Vieira, R., & Vieira, C. (2005). Estratégias de ensino/aprendizagem. Instituto Piaget.
Cosme., A., Dima, L., Ferreira, D. & Ferreira, N. (2021). Metodologias, métodos e situações de aprendizagem
propostas e estratégias de ação - Ensino Básico e Ensino Secundário. Porto Editora.
Documentos oficiais
- Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.http://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf
- Aprendizagens essenciais. https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-0
- Educação para a cidadania. https://cidadania.dge.mec.pt/

Página gerada em: 2024-05-15 às 18:15:14